20 Mar 23

Os bolos americanos; uma deliciosa tendência em auge.

Deliciosos, coloridos, surpreendentes, irresistíveis… Os bolos americanos ganharam o coração e o paladar de toda a gente graças ao seu irresistível sabor e espetacular aspeto. Conhecida e desejada em praticamente todos os cantos do planeta, a pastelaria americana vive agora também o seu momento mais doce no nosso país, consagrando-se como a autêntica revelação do momento.

 

Desde a sua chegada nos anos 80 ao canal profissional, com a Vandemoortele e a sua gama de doçaria e pastelaria americana My Original®Cakes como um dos grupos pioneiros a trazer o melhor sabor norte-americano, cada vez mais pastelarias, cafetarias, restaurantes, bufetes e hotéis apostam na oferta deste tipo de bolos americanos nas suas vitrinas, e cada vez mais consumidores os escolhem como o seu capricho favorito para degustar em qualquer altura do dia.

 

Neste artigo, vamos contar-lhe todos os segredos da pastelaria americana, as suas características e principais receitas e vamos conhecer as tendências atuais que marcam o presente e o futuro deste delicioso doce de que tanto gostamos. Preparado para embarcar numa viagem repleta de sabor? Vamos a isso!

 

O nascimento do “American style”, principais características da sua pastelaria e bolos mais famosos.

Como provavelmente saberá, a origem da pastelaria, tal como a conhecemos hoje em dia, tem a sua origem em França, durante a Idade Média, quando se começou a distinguir o ofício de pasteleiro do do cozinheiro habitual. A pastelaria francesa é a base de todas as correntes pasteleiras conhecidas, mas a falta de globalização, que não chegaria até muitas épocas depois, permitiu que cada região e país desenvolvesse, com o tempo, a sua própria identidade pasteleira conforme os ingredientes disponíveis e os costumes de cada população. Este facto fez com que a pastelaria americana se desenvolvesse e crescesse com a sua própria personalidade até se consagrar como o que hoje em dia todos conhecemos: o único e inconfundível 'American Style'. Um estilo muito peculiar que conseguiu levar a pastelaria americana a tornar-se atualmente, juntamente com a pastelaria francesa, um dos ramos da pastelaria mais difundidos e destacados internacionalmente. Sabe quais são as suas principais características?

A primeira característica diferenciadora que poderíamos destacar dos bolos americanos e do 'American Style' é que o sabor sempre prevalece sobre a apresentação. Assim é, embora no nosso imaginário, o encanto e atração dos bolos americanos seja algo muito característico da sua oferta, tradicionalmente a pastelaria americana é uma das poucas pastelarias do mundo em que se admitem imperfeições na sua apresentação. Um facto muito peculiar e distintivo se a compararmos com a sua homónima francesa, onde a perfeição na apresentação é o mais importante. É curioso, não é? Algumas das outras características que definem o estilo dos bolos americanos:

· Para a sua elaboração, utilizam-se receitas e técnicas simples que podem ser preparadas em qualquer cozinha.

· A cor desempenha um papel muito importante na decoração, conseguindo resultados atrativos e divertidos para chamar a atenção.

· O queijo creme é um dos ingredientes mais usados, utilizado como ingrediente principal, recheio ou cobertura.

· A noz-moscada, a canela, o cravinho e a baunilha são das especiarias mais utilizadas nas receitas.

 

Agora que conhecemos as suas principais características, falemos das suas deliciosas receitas! Se fecharmos os olhos e pensarmos em bolos americanos, provavelmente vêm-nos à cabeça bolos americanos como o Carrot Cake, o Red Velvet, ou talvez também o Cheesecake. Estes três bolos são, provavelmente, os que melhor representam o imaginário e o sabor da pastelaria americana e, sem sombra de dúvida, são três dos bolos mais desejados pelos consumidores. Portanto, se tem um estabelecimento e está a pensar em incluir na sua carta o melhor do sabor norte-americano para surpreender aos seus clientes, recomendamos-lhe que aposte nestes três espetaculares doces, que poderá encontrar na gama de My Original®Cakes.

Bolo de Cenoura (Carrot Cake): Um bolo suave de cenoura picada e pedacinhos de noz recheado com queijo creme, com uma suave cobertura de queijo creme e decorado com pedacinhos de noz crocantes. Um clássico sem concorrentes!

Red Velvet: Um delicioso bolo de chocolate de cor vermelha recheado e coberto com uma suave camada de saboroso queijo creme e delicadamente decorado com lascas de chocolate branco. Muito esponjoso, húmido e com uma textura surpreendentemente sedosa.

Bolo de Queijo (Cheesecake): Um saboroso bolo de queijo elaborado com uma mistura de queijo cremoso e baunilha aromática, e com uma base de bolacha speculoos para inebriar qualquer um com uma só dentada.

 

Se depois de conhecer estas deliciosas receitas de bolos americanos ainda tiver dúvidas de porque é que a pastelaria americana está a revolucionar a oferta do canal profissional, vamos dizer-lhe quais são os 4 fatores que explicam a tendência em auge dos bolos e porque é que a de My Original® Cakes pode ser a sua melhor oferta para satisfazer os desejos dos seus clientes.

1) Os bolos, além de continuarem a ser o doce favorito para as grandes celebrações, tais como aniversários, casamentos, comunhões… são cada vez mais consumidos como snack, lanche ou capricho do dia.

2) Os estilos de vida muito ativos são cada vez mais comuns entre os consumidores, que veem nos bolos um capricho divertido para tirar partido da vida onde quer que vão.

3) O estilo de vida saudável está na moda e os consumidores inclinam-se por produtos elaborados com ingredientes reais e mais naturais. Os bolos da My Original® Cakes não têm conservantes, corantes nem aromas artificiais. E, além disso, são vegetarianos.

4) Atualmente, os negócios precisam de soluções fáceis de preparar, elaborar e servir que não exijam muitas complicações. Os bolos americanos da My Original® Cakes vêm pré-cortados em cómodas porções e estão prontos a descongelar e comer.

 

A pastelaria americana é um mundo fascinante cheio de sabor e cor que oferece infinitas possibilidades para o canal profissional, sejam restaurantes, hotéis, cafés e bares.

Eleve o seu negócio com o sabor original da nossa gama de bolos congelados ao estilo americano! Encorajamo-lo a descobrir por si próprio o melhor sabor americano com a gama My Original®Cakes de bolos americanos autênticos. Desfrute!

 

Sobre Vandemoortele

Vandemoortele fue fundada en 1899 en Bélgica como un negocio familiar y hemos seguido creciendo y desarrollándonos desde entonces. Durante los últimos veinte años, nos hemos posicionado como líderes de la industria alimentaria europea en dos categorías de producto: Productos de Panadería y Pastelería (BP) y Plant-Based Food Solutions. Se nos reconoce por ofrecer productos innovadores y de alta calidad.

En el 2023, en Vandemoortele alcanzamos un volumen de ventas de 1900 millones de euros, con 4,080 asociados (permanentes y temporales). El Grupo Vandemoortele tiene su sede en Gante, Bélgica. Contamos con oficinas comerciales en 12 países europeos, así como en los Estados Unidos y Asia. Operamos en 29 centros de producción de alta calidad de toda Europa para garantizar la proximidad en todos nuestros mercados clave. Exportamos desde Europa a 72 países de todo el mundo.

Contacto Noticias

Marc Croonen

marc.croonen@vandemoortele.com